domingo, 30 de maio de 2010

Os quadros do pintor Ratásia

O pintor Ratásia era muito jeitoso para a arte de pintar. Ele fazia muitos quadros, desde dos maiores aos mais pequenos. Ele era muito feliz, rico e contente porque os quadros eram muito bonitos e caros. Ele era sempre solicitado pelas outras pessoas, quando saía de casa para fazer os seus trabalhos.
Um certo dia, ele recebeu uma carta do rei (Artur), a dizer:
- Querido pintor Ratásia, quero que tu me faças ou dês-me o melhor quadro para que eu ponha na porta da central (o sítio mais importante do palácio). Espero que me mandes o quadro pelo correio.
Boas esperanças!
O pintor Ratásia começou logo a fazer o desenho da figura que ía fazer, no quadro. De repente ele vê o quadro mais bonito que ele alguma vez tinha visto em toda a sua vida, e ele resolveu, logo imitar o desenho daquele quadro.
Ficou lindíssimo, o quadro do pintor Ratásia. O rei ficou admirado, com quadro do pintor Ratásia e disse que ele podia fazer quantos quadros quisesse com aquela beleza e com aquele formato. E ele todo satisfeito foi para casa e pintou, retratou e desenhou toda a manhã, toda a tarde e toda a noite até conseguir fazer 24 quadros bem grandes, largos e bonitos.
Eram os melhores quadros que o rei tinha alguma vez visto, a seguir do outro que tinha visto antes.
Haviam dois criados muito maus. Um deles chamava-se Rodrigo Pereira e o outro chamava-se Leonardo Rafael dos Santos. Eles tratavam de tudo o que o rei pedia. Eles eram muito descuidados e fracos.
Um certo dia, o rei mandou-os tirar um quadro do pintor Ratásia porque queria anunciar o nome do pintor que tinha feito quadro mais bonito que ele alguma vez tinha recebido no seu palácio. Eles tiraram com todo o cuidado mas como eles eram tão fracos e o quadro era tão pesado eles deixaram cair, o quadro partiu-se em bocadinhos e o rei ficou tão chateado, tão chateado, e tão zangado que meteu-os na masmorra o resto das vidas deles. E eles nunca mais se portaram mal, ou foram descuidados (em toda a sua vida). Desde então que é eles foram para o exército para ficarem fortes e menos travessos.
Nesse mesmo dia o rei mandou nomear o pintor Ratásia como o melhor pintor do reino.




Artur Couto Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário